Alimentos Feitos de Insetos

Alimentos Feitos de Insetos

Comer insetos pode ser gostoso? Se depender do paladar suíço, a resposta é sim. Produtos á base desses animais vêm se tornando um sucesso de vendas desde que foram lançados, em agosto do ano passado.

Hambúrgueres e almôndegas produzidos com farinha verme moído e têm atraído tanta atenção dos consumidores. Pois, a procura desencadeou o desenvolvimento de novos petiscos com esse tipo de fonte proteica. Uma barrinha energética  feita de grilos crocantes, passas e tâmaras é a nova moda, por exemplo.

Alimentos Feitos de Insetos

A receita não chega ser complicada. Os insetos cultivados em criadouros higienizados na Suíça, Austrália e Bélgica. São moídos e transformados em uma farinha! O pó, que é rico em proteína, é acrescentado em uma massa com outros ingredientes. Como purê de grãos e temperos e moldada no formato de uma carne de hambúrguer e almôndega.

A fabricante dos produtos à base de insetos argumenta que os alimentos são gostosos, saudáveis e sustentáveis. O supermercado que comercializa os itens está bem satisfeito com as vendas. A publicidade que os ingredientes inusitados geram que tem se mostrado muito boa para os negócios.

Tabu e sustentabilidade

Populares na Ásia, os alimentos feitos de insetos não são tão prediletos como na Suíça. Os insetos são ainda geralmente um tabu na cozinha ocidental, apesar de serem ricos em proteínas e outros nutrientes. A vantagem de incluí-los na dieta é o fato de serem relativamente baratas em comparação as carnes de gado, suína e de frango. Boa parte do Marketing de promoção desses alimentos está focada justamente no argumento de que é “verde”, e, portanto bacana, consumi-los.

No Brasil ainda provoca expressões de nojo sobre a culinária de insetos.

“Os insetos não é um substituto das carnes ditas ‘normais’, e sim mais um opção de alimentar de grande qualidade nutricional, que portanto pode ser incorporada facilmente á dieta regular de toda população”. Diz Rossano Linassi, professor de gastronomia em Balneário Camboríu (SC).

Linassi é autor de receitas como macarrão oriental ao mix de insetos e morango silvestres com chocolate e larvas de moscas. E garante que os bichinhos podem ser usados numa infinidade de pratos. Tanto doce como salgados.

E você, provaria da culinária de insetos?

Dedetizadora Delta Prag.