Curiosidades Sobre Aranhas

3 Fatos sobre as aranhas

Quase todo mundo tem medo de aranha. No entanto, esse sentimento geralmente vem de equívocos simples. Ao compreender melhor as aranhas e dissipar mitos amplamente aceitos, é possível acabar com algumas das associações negativas que fazemos com os aracnídeos.

 Seu veneno não é tão mortal

As aranhas venenosas mais famosas são as viúvas negras e a marrom reclusa (também chamada apenas de aranha-marrom). Suas mordidas muitas vezes são consideradas uma sentença de morte, mas raramente alguém é mordido por essas aranhas. Se receber tratamento, vai morrer!

Não apenas os efeitos do veneno são geralmente exagerados, como pessoas que supostamente morreram de veneno de aranha na verdade tinham alguma outra condição e nem sequer foram picados. Picadas de aranha são muitas vezes erroneamente identificadas, com até 80% das picadas alegadas de marrom reclusa sendo na verdade outras doenças irrelevantes. Claro que essa aranha pode ser perigosa, mas não é uma assassina frequente. Às vezes, picadas de marrom reclusa são diagnosticadas em estados e países onde o animal nem vive, só porque é uma famosa causa de necrose.

 Nem todas as aranha fazem teias

Todas as aranhas produzem seda, mas o material tem outros usos além de servir para construir teias. Aranhas saltadoras, a mais fofa de todas as aranhas com seus olhos de cachorrinho gigantes, usa sua seda como uma espécie de paraquedas. Dessa forma, se cair, ela pode controlar sua descida com segurança. Também, como são predadoras de emboscada, aranhas-saltadoras depende de velocidade e surpresa para capturar presas em oposição à passivamente esperar por elas em uma teia. Algumas espécies de aranha podem controlar uma linha de seda no ar, o que lhes permite ajustar a sua trajetória para atacar vítimas (do jeito que o Homem-Aranha faz).

Outras espécies podem usar sua seda para criar abrigos com telhados. Também, muitas vezes, as aranhas usam o material que fabricam para criar um revestimento que proteja seus ovos de predadores.

 Aranhas não enxergam bem

Nosso medo de aranhas não é bem fundado, porque não só elas não nos perseguem como mal nos veem. Nós somos simplesmente grandes demais para que esses animais nos vejam como presa, e seus muitos olhos não conseguem perceber detalhes. Mesmo tendo olho atrás da cabeça, eles servem principalmente para ver grandes movimentos ou mudanças de luz.

Existem raras exceções de aranhas que enxergam bem, incluindo as aranhas-saltadoras, as aranhas-lobo e algumas outras que também são predadoras de emboscada. As aranhas-saltadoras, em particular, têm os olhos mais desenvolvidos e complexos de todos os artrópodes. Elas também são as únicas aranhas que podem ver faixas de cores. A maioria das aranhas geralmente não consegue ver além de uma distância de alguns centímetros. No máximo, veem um pé.

Dedetizadora Delta Prag.