Como achar o vazamento de água

Como achar o vazamento de água

De cada 100 litros de água captados pelos sistemas de abastecimento no Brasil, quase 40 litros são perdidos na distribuição. Segundo os dados de 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Reduzir esse desperdício por meio de uma ferramenta de detecção de vazamentos é o propósito da Stattus4, startup localizado no município paulista de Sorocaba.

A eliminação de vazamentos é muito importante do ponto de vista da gestão de recursos hidráulicos. Reduzir o desperdício significa reduzir também a necessidade de captação e tratamento de água. O que resulta em menores custos operacionais para as empresas e maior preservação dos mananciais! A tecnologia recorre à inteligência artificial para a detecção de áreas com potenciais vazamentos. Um protótipo do equipamento foi desenvolvido com apoio do (PIPE). É composto por um sensor móvel capaz de gravar a vibração de água. Que passa pelo encanamento e analisá-la, tendo como referência uma base de dados armazenada em nuvem.

Fluid Aparelho Detector de Vazamentos

O funcionamento do Fluid pode ser comparado ao dos aplicativos de reconhecimento musical utilizados nos Smartphone. Porque consegue identificar uma música a partir de um pequeno trecho, graças aos seus bancos de dados. No caso do sensor de vazamentos, diferentes ruídos captados na rede podem indicar uma perda de água, ou simplesmente, um problema no hidrômetro.

É o Software que faz essa distinção. Quanto mais análises ele realiza, mais robusto fica seu banco de dados e mais preciso o diagnóstico. “o Fluid não é só um equipamento, mas uma ferramenta de gestão”. Além de identificar vazamentos, o equipamento também permite que o gestor faça o acompanhamento do trabalho da varredura.

Dicas caseiras

Como achar o vazamento de água

Logo acima vemos o quanto à tecnologia esta avançada e como esta fácil caçar um vazamento, mas como fazer para achar em casa, sozinho? Veja.

Torneira

Feche bem as torneiras, se mesmo assim continuar pingando, é certo que há ali um vazamento. Por isso, troque o vedante, pois gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês!

Vaso Sanitário

Outra dica boa, jogue a borra de café no vaso sanitário, se não há vazamento, a borra de café deve ficar depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Canos alimentados pela caixa d’água

Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Por isso, feche bem a torneira de boia da caixa, para impedindo a entrada da água.

Desentupidora e Caça Vazamentos Delta Prag.