Falta De Higiene Favorece As Pragas

 Falta de higiene atrai pragas?

A definição mais objetiva é: Praga urbana por inseto é sinônimo de falta de higiene humana. Ao pé da letra é isso que repetem todos os especialistas e agentes públicos sanitários que lidam com o aumento da população de mosquitos, baratas, escorpiões, ratos e outros.

Além disso, os frequentadores habituais nas casas como baratas e roedores. A falta de higiene associada a abundancia de alimento tem contribuído para a visita de “novos moradores”. Como os mosquitinhos de frutas e de banheiro! Mas estes também passaram a ser presença comum em quintais, onde fezes de animais “chamam” para o banquete diário.

Entretanto, os períodos de alta temperatura pioram a situação. Daí a explicação para maior proliferação de mosquitos e pernilongos nos longos períodos de estiagem. Eles se reproduzem na água, nela põem ovos e por lá larvas e pupas se desenvolvem.

Pragas mais comuns:

  • Roedores
  • Baratas
  • Mosquitos
  • Escorpiões
  • Mosquito transmissor da dengue
  • Cupins
  • Formigas

Comportamento Inadequado

Com certeza, os fatores determinantes na disseminação e incremento de índices de infestação das pragas são a falta de higiene. Por isso, o comportamento inadequado da população na manipulação de alimentos e pela cultura do descarte de lixo, doméstico ou não. A falta de higiene e limpeza proporciona, associada a maus hábitos pelos usuários, mais oferta de alimentos ás pragas.

Isso associado à falta de organização ambiental nas instalações, como a presença de entulhos, restos de materiais de construção e até mesmo arquitetura inadequada do imóvel. O que favorece oferta de abrigo fácil e á fauna sinantrópica, ampliando o efeito das pragas. Por isso, a falta de higiene favorece as pragas, pois as atrai em busca de alimentos e abrigo, sendo assim eles encontra seu lar sujo e fazem dele o seu lar também!

Cuidados Básicos

  1. Portanto, verificar os locais onde há acúmulo de lixo, recolhendo-o ou fechando-o hermeticamente. Manter a casa sempre limpa e o terreno do entorno sempre capinado e limpo. Remover diariamente todo o lixo em sacos plásticos, principalmente restos alimentares, e lavar periodicamente a lixeira, mantendo-a seca e bem fechada.
  2. Conservação dos alimentos de modo a impedir o alcance das baratas. Doces, pães, biscoitos devem ser guardados em vasilhas bem fechadas ou na geladeira.
  3. Limpeza quinzenal de caixas de gordura, mantendo-as sempre bem
  4. Eliminação dos abrigos, rebocando-se ou vedando com silicone frestas e outras fendas. Eliminação de mesas e armários de madeira das áreas de alimentação. As frestas de armários de cozinha, em cima e abaixo da pia, devem ser vedadas. O interior desses armários deve ser limpo de forma periódica.
  5. Limpeza diária do fogão e embaixo da geladeira. Deixar a bancada da pia bem seca e limpa, sobretudo durante a noite
  6. Revisão de mercadorias e descarte total de todas as embalagens de papelão ou de madeira usadas para o transporte de alimentos (insetos adultos ou seus ovos são disseminados desta maneira).
  7. Eliminação/inspeção dos locais de acesso, tais como: conduítes elétricos, canalizações de águas pluviais, interruptores de luz, saídas de telefones, etc. Manter bem justas as tampas, trocando os espelhos de tomadas ou interruptores quebrados.
  8. Por isso, a limpeza periódica dos ralos da cozinha é de máxima importância, área de serviço e banheiros. Use ralos do tipo abre e fecha para impedir a passagem de insetos quando em desuso.
  9. Vedação de borracha em todas as portas que dão para o exterior das edificações.

Portanto, não deixe que a falta de higiene e a proliferação de pragas urbanas tire sua paz. Se já não há mais solução caseira que possa dar um fim a infestação e proliferação das pragas em seu lar, não perca tempo. Conte com os serviços da Dedetizadora Delta Prag.