Fossa

Saiba o que é, para que serve e como realizar sua manutenção

O significado de fossa segundo o dicionário é: abertura, cavidade, natural ou artificial, no solo; buraco, cova, fosso. Neste contexto falaremos mais sobre a Fossa Séptica.

A Fossa séptica é a unidade de tratamento de esgoto primária. É nela onde são despejados o esgoto doméstico e ali acontece a separação e transformação físico química da matéria sólida contida no esgoto.

A parte sólida vai se depositando no fundo da fossa e as bactérias anaeróbias vão fazendo a decomposição da matéria orgânica de modo que os resíduos possam ser lançados novamente na natureza causando um impacto menor do que o esgoto in natura.

Por este motivo são chamadas de unidades de tratamento de esgoto primárias.

Manutenção da Fossa

A principal manutenção que deve ser feita nas fossas é a sua limpeza. O esgotamento deve ser realizado com caminhão limpa fossa equipado com equipamento de succção a vácuo.

O equipamento deve sugar todo o conteúdo da fossa e em seguida aplicar hidrojateamento para fazer a lavagem do sistema e deixá-lo completamente vazio novamente.

Em seguida suga-se o restante da sujeira que se soltou.
Esse material é transportado e descartado em centros de tratamento de esgoto definidos pela legislação local.

Em São Paulo a Deltaprag efetua os descartes junto a  Attend Ambiental  e auxiliamos nossos clientes com a documentação necessária para o procedimento.

A periodicidade da limpeza da fossa vai variar em função de sua capacidade e do volume de utilização. Para evitar ser pego de surpresa por uma fossa cheia e vazando faça a limpeza anualmente com a Deltaprag.

Evite mau cheiro e transtornos, chame a Deltaprag e coloque em dia a manutenção da sua fossa séptica agora. Nãp cobramos visita técnica agende agora uma inspeção gratuita  Ligue Agora: (11) 5522-2000.