Porque o esgoto entope?

Porque o esgoto entope?

A causa do entupimento nos esgoto, nada mais é culpa dos nossos maus hábitos. O maior método de evitar um entupimento é mudando os hábitos e rotinas em nosso lar ou empresa. Veja o que causa o entupimento:

Principais causas de entupimento em esgotos

  • Em algumas famílias Brasileiras o hábito de jogar papel no vaso sanitário é frequente, isso gera um problema em muitas casas e empresas. Em alguns países o esgoto é preparado para receber o papel sujo. E também já é um papel biodegradável, que podem ser mandados de descarga abaixo.
  • Tem pessoas que usam o vaso para jogar absorventes, fio dental, cotonete, embalagens de balas. Sabendo que o vaso não pode receber esses tipos de lixos, pois causa uma lentidão ao descer da água e entupimento. Para manter o vaso com um bom funcionamento evite jogar esses materiais.
  • Os restos de comidas não devem parar no ralo ou no vaso, mas em lixos descartáveis, faça o descarte correto.
  • O óleo é um dos grandes problemas, pois muitas pessoas jogam no ralo sem saber que traz um enorme problema. Grudando na parede do cano e impedindo que o esgoto passe. Ponha o óleo em uma lata e doe para quem faz sabão. Assim o óleo é aproveitado para algo bom e evita de prejudicar os canos e esgoto de sua casa.
  • A falta de limpeza no sifão de ralos e pias é o problema mais comum que causa o entupimento. São poucas pessoas que tem o hábito de retirar o sifão para limpar. Os restos ficam no sifão e obstruem a passagem do esgoto.
  • Ao se barbear ao invés de mandar os pequenos pelos por ralo abaixo, recolha-o com o papel higiênico e jogue no lixo descartável.

Dicas para desentupir cano de esgoto

  1. Com mangueira de jardim. Geralmente, a água da mangueira utilizada para o jardim tem mais pressão do que as comuns. Com essa pressão mande água para o ralo do cano fazendo a água da mangueira correr em pressão máxima. Recomendo que tenha cuidado, pois a canalização pode ser fraca e acabar rebentando.
  2. Com produtos específicos. Os produtos de limpeza específicos para desentupir canos de esgoto, você poderá achar facilmente em supermercados. Maior parte deles são químicos, por isso tome cuidado na hora da utilização e sempre leia as instruções.
  3. Bicarbonato de Sódio e Sal. Despeje meia xícara de bicarbonato de sódio e sal no ralo, e em seguida jogue seis xícaras de água fervente. Deixe agir durante algumas horas, ou se possível a noite toda. O sal em conjunção com o bicarbonato tem um efeito abrasivo, que irá desgastar ou seja romper aquilo que está impedindo a passagem da água.
  4. Fio de arame. Insira o arame na canalização e faça movimentos de empurrar e puxar fazendo assim com que o objeto que está entupindo se mova. Use o fio mais de um metro e com resistência.
  5. Desmontando. Se realmente não houver efeito desmonte seus canos e faça uma limpeza, lembrando que nem sempre isso é possível pelo fato da canalização estar escondida.
  6. Prevenção. Como diz aquele ditado “É melhor prevenir do que remediar”, previna-se sempre mantendo seus canos limpos, se não há possibilidade de abri-los e limpa-los então jogue água quente em seguida detergente para limpar a canalização. Faça isso uma vez por semana na pia da cozinha, do banheiro, nos ralos e também no vaso sanitário. Não há nada que garante e assegure que seguindo essas instruções irá prevenir sua casa dos entupimentos, pois mais da metade das casas já ocorreu esse transtorno, mas irá ajudar a evitar ao máximo o entupimento.

Desentupidora Delta Prag.