Tratamento de esgoto no Brasil

Tratamento de esgoto no Brasil

Brasileiro desenvolve sistema natural para tratar o esgoto.

De acordo com a ONG SOS MATA ATLÂNTICA, os rios do Brasil não são nada favoráveis. 11% dos rios analisados foram considerados de “boa qualidade”, 35% receberam a classificação de ”ruim” e 5% estavam em situação CRÍTICA.

O restante, 49% é considerado como regular. O Engenheiro Ambiental brasileiro Jonas Rodrigo dos Santos desenvolveu um sistema natural para tratamento do esgoto. Que retira a maior parte das impurezas e evita a contaminação da água. O teste foi feito em Capanema-Paraná e o sistema foi tão surpreendente que recebeu destaque em um dos cursos realizados na Agência Nacional De Águas (ANA).

A situação da região:

É semelhante à de muitas regiões brasileiras, que não estão conectadas ás redes de distribuição de água. E não possuem estrutura para o saneamento básico. Esse sistema adaptado nas regiões do Paraná veio para ajuda-los e ajudar o planeta. Pois os resíduos contaminavam o Solo, os recursos hídricos e ainda colaboravam para o desenvolvimento de vetores. Vimos através de televisão, rádios e jornais como estão os rios brasileiros cheios de garrafas Pets, ferros, metais, sofás etc.

Não somente o esgoto poluído faz mal aos rios, mas nós seres humanos contribuímos. Ajudamos a poluir aquilo que é de direito nosso. Essa técnica que o Engenheiro desenvolveu no Brasil já é utilizada em outros países.

Acabam-se as contaminações de riachos, córregos e alagados. Os esgotos domésticos e dejetos de animais de uma criação de 12 porcos que antes eram despejados em uma fossa negra, agora são direcionados para uma pequena central de tratamento. O sistema foi desenvolvido com o uso de plantas, taiobas e bananeiras que aproveita os líquidos e a matéria orgânica ainda em suspensão. Os bons resultados trouxe ao Engenheiro Ambiental um premio da Agência Nacional Das Águas e os rios também foram premiados ao receber uma água limpa.

 

Desentupidora Delta Prag.